Quando falamos em corrigir problemas de visão, o mais comum é pensarmos em usar óculos e, em alguns casos, em realizar uma cirurgia.
Porém, além dessas duas opções, temos as lentes de contato, que podem ser opções mais práticas para casos selecionados.
E, para corrigir o astigmatismo, as lentes utilizadas são as tóricas.
As lentes tóricas tem um formato diferenciado, que cria diferentes potências de refração, aumentando o foco do paciente na vertical e na horizontal.
Quer entender melhor o que são lentes de contato tóricas e para que elas servem? Neste conteúdo, falamos tudo sobre o assunto. Confira!
O que é astigmatismo
Antes de entender, de fato, o que são lentes tóricas, é preciso entender o que é o astigmatismo, distúrbio que faz necessário o uso dessas lentes.
O astigmatismo é resultado da curvatura irregular na córnea, que causa refração diferente entre os planos horizontais e verticais, deixando a vista embaçada, cansada e podendo causar dores de cabeça.
Essa condição não está necessariamente ligada à miopia ou hipermetropia, mas podem ter origem já ao nascimento ou surgir ao longo da vida.
O que são lentes de contato tóricas e para que servem
Lentes de contato tóricas são as lentes de contato específicas para corrigir o astigmatismo.
Essas lentes possuem um formato diferente daquele habitual que é como uma metade de uma esfera. As lentes tóricas tem um formato que se aproxima mais da metade de um donut, entende?
O formato diferenciado das lentes tóricas tem uma razão: esse formato achatado no meio da lente é o que corrige a refração incorreta causada pelo astigmatismo, dando maior potência de refração e potência de focagem na vertical e horizontal, corrigindo a visão do paciente.
Como escolher lentes de contato tóricas
As lentes tóricas só podem ser compradas e utilizadas com indicação médica. Consultar um oftalmologista é, neste caso, indispensável, afinal, somente ele pode indicar as lentes com melhor adaptação e os melhores modelos do mercado.
Além disso, é importante saber que as lentes tóricas precisam de uma boa adaptação, principalmente por conta do seu formato.
Para que o paciente se adapte a elas e as lentes fiquem na posição correta, evitando distorções de imagem, os fabricantes de lentes tóricas as produzem com determinadas características, como:
- Zonas delgadas-espessas;
- Truncamento da lente, quando sua base é levemente recortada;
- Balastro, quando a lente é levemente mais pesada ou espessa.
Essas características buscam manter as lentes de contato na posição correta, uma vez que as lentes tóricas tem um eixo, utilizado para manter a visão clara e sem distorções.
Além disso, as lentes podem ser:
- gelatinosas, que trazem maior conforto mas têm dificuldade em se manter na posição;
- rígidas permeáveis aos gases (RGP), que se mantém na posição mas tem um tempo de adaptação maior.
As lentes de contato tem um tempo de “validade”, que é o tempo indicado para seu descarte. Geralmente as lentes rígidas (gás permeáveis), tem um tempo de descarte de um ano, enquanto que, as gelatinosas, podem ser de descarte diário, semanal, mensal ou mesmo anual.
Para saber qual tipo de lentes de contato tórica é indicado para seu caso, ou até mesmo se você necessita delasde fato, consulte um oftalmologista e passe pelos exames oftalmológicos solicitados.
Até a próxima!




