A cirurgia de catarata é um procedimento rápido e com resultados eficazes, sendo, inclusive, a única solução para o problema.
Porém, apesar da eficácia do procedimento, a recuperação da cirurgia de catarata causa muita ansiedade e receio nos pacientes, que imaginam como será o pós operatório e como agir para ter uma recuperação tranquila e sem complicações.
Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo, onde, além de dar um panorama sobre o que é a catarata e como é feita a cirurgia, tiramos todas as suas dúvidas sobre como é a recuperação da cirurgia de catarata.
Continue conosco!
O que é catarata
A catarata é um problema causado pela opacidade do cristalino que, por sua vez, é uma lente natural que temos nos olhos, que permite que a luz que entra pela pupila e seja levada ao fundo do olho para ser convertida em imagens.
Essa opacidade, que pode ser causada pela idade, pelo alcoolismo, pelo diabetes e outras razões, impede que a luz entre corretamente, deixando a visão embaçada e pouco nítida.
Com o avanço da doença, o paciente pode perder totalmente a visão do olho afetado, além de perder muita qualidade de vida ao deixar de realizar atividades simples, como ler, dirigir ou cozinhar, devido à falta de visão.
É para evitar todas essas sequelas que foi criada a cirurgia de catarata, que é a única e mais eficaz solução para a doença, mostrando resultados logo após o procedimento.
Como é feita a cirurgia de catarata
Antes de entender como é a recuperação da cirurgia de catarata, talvez você deseje (e certamente precisa) saber como é feita a cirurgia em si, não é mesmo?
Como já mencionamos, o procedimento é rápido e eficaz, sendo realizado da seguinte forma:
O paciente tem o olho anestesiado e, em seguida, o cirurgião faz pequenas incisões em seu olho, abrindo espaço para um dispositivo ultra sônico, que fará a remoção da catarata (cristalino opacificado). Após a remoção do cristalino natural danificado, é inserido uma lente intraocular artificial, feita sob medida para o olho do paciente.
A cirurgia, em sua maioria, não exige pontos, uma vez que o olho cicatriza por conta própria e muito rapidamente, por conta das incisões serem tão pequenas.
Logo após a cirurgia o paciente já percebe a melhora na visão e pode, dentro de certos limites, voltar à vida normal.
Como é a recuperação da cirurgia de catarata
A recuperação da cirurgia de catarata pode ser tão tranquila quanto o procedimento em si e, na grande maioria dos casos, não há qualquer complicação no pós-operatório, desde que o paciente siga as recomendações.
As principais restrições, ou seja, cuidados a serem tomados após a cirurgia de catarata são:
- Não dirigir nas 24h seguintes ao procedimento;
- Não realizar atividades pesadas, como levantar peso ou similares;
- Não molhar os olhos;
- Não usar maquiagem nos olhos.
- Tirar de 5 a 7 dias de folga ou repouso do trabalho e poupar-se de atividades físicas por 10 a 15 dias;
- Evitar o contato de poeira e suor com os olhos;
- Utilizar os colírios recomendados pelo médico;
- Usar óculos escuros para se expor à luz solar;
Percebe como a recuperação da cirurgia de catarata é simples? O maior desafio pode ser manter o paciente em repouso, em especial os idosos que não deixam de fazer suas atividades diárias.
No mais, o pós-operatório tem tudo para ser tranquilo e, o paciente, em breve poderá ver com clareza, com muito mais qualidade e, assim, voltará a ter sua qualidade de vida e independência.
Precisa realizar sua cirurgia de catarata, mas os preços no sistema particular ou demora no sistema público de saúde tem atrasado o procedimento?
Conheça a Minha Visão Brasil e realize sua cirurgia de catarata a um valor acessível, com os melhores profissionais do país e com equipamentos de alta tecnologia. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!