Especialistas em Cirurgia de Catarata

Catarata | Informe-se sobre a doença

Agende sua consulta

Simples e Rápido

Mulher jovem com problemas de visão.

Problemas de visão: Conheça os mais comuns e seus sintomas

Os olhos são órgãos essenciais para nosso bem estar e autonomia, porém, são também muito sensíveis e suscetíveis a problemas de visão diversos, sejam ligados a má formações, erros de refração ou ao avanço da idade.

Pensando na variedade de problemas de visão existentes e na dificuldade que muitos têm em identificá-los, preparamos este conteúdo, onde listamos os problemas mais comuns e seus sintomas.

Fique conosco e conheça as doenças e condições que mais acometem os olhos, além de seus sinais mais frequentes.

Quais são os problemas de visão mais comuns?

Segundo dados do IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros (cerca de 19% da população) sofrem com algum distúrbio ligado à visão, incluindo pessoas de todas as faixas etárias.

Além disso, há expectativas (nada positivas, é claro) de que até 2050 metade da população mundial seja míope, o que nos deixa em alerta sobre como identificar e como prevenir determinados problemas de visão.

Desta forma, elencamos neste artigo sete dos problemas de visão mais comuns, incluindo aqueles ligados a erros refrativos e avanço da idade.

Confira abaixo quais são esses problemas e quais os sintomas de cada um:

Miopia

A miopia é o problema de visão mais comum e um dos mais conhecidos dessa lista. Se caracteriza pela dificuldade do paciente em ver com nitidez objetos distantes, precisando forçar a visão para ler, principalmente à distância

Os sintomas da miopia podem incluir: dor de cabeça, olhos lacrimejando, dor nos olhos, tontura e incômodo em lugares muito iluminados, além, é claro, da dificuldade em ver objetos à distância.

Astigmatismo

O astigmatismo, por sua vez, causa dificuldade em ver contornos e formas com nitidez, sendo causado por uma assimetria da córnea do paciente. Ocorre com frequência em pessoas que sofrem também de miopia e hipermetropia.

Os principais sintomas são a visão cansada, dificuldade para ler, distinguir formas e dores de cabeça.

Hipermetropia

Hipermetropia é o problema de visão que causa dificuldade para ver objetos próximos e que, na maioria dos casos, acomete o paciente desde o nascimento.

Os sintomas incluem desconforto ao ler (sintoma comum para praticamente todos os erros refrativos e problemas de visão), vista embaçada, dores de cabeça, dificuldade para se concentrar, dentre outros.

Presbiopia

Este é um problema mais ligado ao avanço da idade do que a outros fatores, como o formato da córnea, por exemplo, uma vez que se manifesta em pessoas com mais de 40 anos.

A presbiopia traz dificuldade para ver objetos próximos e os sintomas são dores de cabeça, dificuldade para ler, dirigir e usar o celular e outros aparelhos eletrônicos.

Catarata

A catarata, problema de visão sobre o qual já tratamos diversas vezes, pode acometer bebês, desde o seu nascimento, quando é chamada de catarata congênita, ou pessoas idosas, que são os casos mais frequentes.

O avanço da idade causa a opacidade da lente natural do olho, o cristalino, impedindo que a luz entre corretamente e seja convertida em imagens.

Os principais sintomas da catarata são má visão, auréolas ao redor de luzes e sensibilidade ao brilho, a lugares muito iluminados e similares.

Glaucoma 

Por fim, o glaucoma, problema de visão ligado ao aumento da pressão ocular, acarreta em perda progressiva do campo de visão (visão periférica) e surgimento de pontos cegos.

Essa doença pode levar à cegueira, e, infelizmente, não apresenta sintomas expressivos. Portanto, o acompanhamento de rotina com o oftalmologista é a única forma de identificar e tratar o problema.

 

Como pudemos notar, existem muitos problemas de visão e todos estamos expostos a algum deles, desde os mais comuns até os mais específicos e graves.

Para prevenir esses e outros problemas de visão, as recomendações são manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos e livre de vícios, incluindo cigarro e álcool.

Além disso, consultar o oftalmologista periodicamente garante o diagnóstico precoce dos problemas, possibilitando tratamentos mais eficazes. Portanto, não deixe de se consultar uma vez ao ano!

Faça o agendamento da
sua consulta em São Paulo

[bookingpress_form]

Saiba tudo sobre sua Cirurgia de Catarata

Inscreva-se para receber todas as informações

Área exclusiva do parceiro

Informe seu nome e número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!

Preencha abaixo com seus dados para iniciar o atendimento: