A cirurgia para catarata é um procedimento muito seguro, rápido e que pode devolver a visão saudável e qualidade de vida do paciente que passa por ela.
Porém, apesar da alta eficácia e riscos reduzidos, a cirurgia para catarata, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, oferece alguns riscos que, por vezes, podem fazer o paciente abrir mão de operar, se expondo à possibilidade de ficar permanentemente cego.
Pensando em como os possíveis riscos da cirurgia de catarata podem afastar os pacientes e na eficácia do procedimento, preparamos este conteúdo.
Fique conosco e conheça os perigos da cirurgia para catarata, além de saber também como evitá-los. Boa leitura!
Quais os riscos da cirurgia para catarata
A cirurgia para catarata é, hoje, a única forma de reverter o quadro dessa condição e dar ao paciente a chance de ver com clareza e definição novamente.
Para isso, é retirada a lente natural do olho, chamada de cristalino, para ser trocada por uma lente intraocular – LIO. Essa lente artificial, feita sob medida para cada paciente, passa a cumprir a função do cristalino, que é o de levar a luz da parte de frente ao olho ao fundo do olho.
O procedimento é rápido e altamente seguro, porém, como qualquer cirurgia, pode oferecer alguns riscos. Os principais riscos da cirurgia para catarata são:
- Pequenos sangramentos;
- Inchaço;
- Perda de líquido do olho;
- Infecção;
- Descolamento da retina.
Apesar do receio que esses riscos podem trazer, entretanto, é importante frisarmos que eles podem ser evitados escolhendo um profissional qualificado, uma boa clínica e seguindo as recomendações médicas de forma rigorosa.
Como evitar esses riscos
O paciente que passará pela cirurgia para catarata pode ajudar a evitar os riscos do procedimento. Veja como:
Buscar um bom profissional
Para iniciar os cuidados, o recomendado é procurar um profissional, ou seja, um cirurgião, experiente e qualificado para realizar a cirurgia.
É interessante procurar saber quantas cirurgias o médico já realizou, se todas ou a grande maioria foram casos de sucesso, qual a avaliação dada pelos demais pacientes, dentre outras informações.
Escolher um profissional e clínicas adequados já reduz drasticamente os riscos de complicações dessa cirurgia.
Usar o colírio corretamente
Após a cirurgia, será receitado ao paciente um colírio apropriado para o pós-operatório, o qual deverá ser usado corretamente.
Para aplicar o colírio, é importante que as mãos estejam limpas e o paciente esteja com a cabeça inclinada para trás, preferencialmente sentado.
Após aplicar a quantidade recomendada do medicamento, permaneça de olhos fechados por pelo menos 30 segundos.
Repousar
Evitar atividades físicas, trabalhos braçais e qualquer esforço físico devem ser adiados no período de recuperação da cirurgia, uma vez que aumentam o fluxo sanguíneo e a pressão intraocular, causando desconfortos e aumentando as chances de complicação da cirurgia.
Manter a higiene dos olhos
Manter os olhos limpos e livres de qualquer substância, como cosméticos, maquiagem e similares é mais um cuidado simples, que tornará sua cirurgia para catarata mais segura e eficaz.
Esses produtos causam irritação nos olhos, prejudicando a recuperação.
Coçar e esfregar os olhos também não é recomendado, portanto, se atente a isso!
Realize sua cirurgia com segurança
Realizar uma cirurgia nos olhos pode causar desconforto apenas pela menção do procedimento e, com os possíveis riscos trazidos, muitos pacientes acabam deixando de lado a chance de voltar a ver com saúde e qualidade.
Entretanto, ao escolher fazer sua cirurgia para catarata com profissionais experientes, capacitados e comprometidos, os riscos da cirurgia se tornam quase nulos, ao passo que a eficácia do procedimento é garantida na grande maioria dos casos.
Desta forma, a Minha Visão Brasil reúne os melhores cirurgiões do Brasil, em um espaço moderno, com equipamentos de alta qualidade e toda a segurança que você e seus olhos necessitam nesse momento.
Portanto, se você ou um familiar sofre com a catarata, entre em contato conosco e agende o quanto antes uma consulta. Sua cirurgia de catarata lhe aguarda na Minha Visão Brasil.