A catarata é um problema de saúde muito frequente, afetando especialmente os idosos e sendo responsável por mais da metade dos casos de cegueira no mundo.
O problema é considerado uma doença crônica pela OMS, mas pode ser facilmente tratado através da cirurgia de catarata, procedimento feito através de uma pequena incisão para remover o cristalino danificado e inserir uma lente artificial em seu lugar.
Se você ou alguém próximo sofre com a catarata, mas ainda tem receio quanto à cirurgia, este conteúdo lhe será de grande utilidade!
Continue a leitura e entenda qual o objetivo, como é feita a cirurgia de catarata, quais os riscos e benefícios do procedimento.
Qual o objetivo da cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata tem como objetivo remover o que está causando esse problema de visão, que é o cristalino opacificado.
O cristalino, devemos mencionar, é como uma lente, que fica posicionado atrás da pupila e é responsável por levar a luz à retina, estrutura que fica no fundo dos nossos olhos.. Quando o cristalino fica opaco e impede que a luz entre corretamente, surge a catarata.
Essa opacidade pode ser um mal congênito, resultado do uso de medicamentos ou do simples avanço da idade (tanto que as maiores ocorrências são em pessoas com mais de 60 anos) e exige que o cristalino seja removido por meio da cirurgia de catarata.
O objetivo da cirurgia, desta forma, é remover a lente natural, que já não pode proporcionar uma boa visão ao paciente, e substituí-la por uma lente intraocular artificial que é feita sob medida para o paciente.
Como é feita a cirurgia de catarata
Entender como é feita a cirurgia de catarata pode ser uma boa forma de tranquilizar o paciente que espera pelo procedimento.
Devemos mencionar que o paciente provavelmente terá que se preparar para a cirurgia por alguns dias antes da operação, consultando-se com seu médico clínico geral para que receba as orientações quanto à medicamentos e exames pré-operatórios necessários.
No dia da cirurgia, é necessário que o paciente permaneça em jejum nas 6h anteriores ao procedimento.
Já para realizar a operação, o paciente é sedado (sem necessidade de anestesia geral) e o olho é anestesiado com um colírio e em casos selecionados, pode ser realizada uma injeção de anestésico na região ao lado do olho.
A catarata é removida através de pequenas incisões feitas no cristalino e com auxílio de um dispositivo ultra sônico, que aspira os fragmentos do cristalino, removendo-o totalmente.
Feito isso, é inserida uma nova lente intraocular, artificial e desenvolvida especialmente para o paciente, que terá a função do cristalino que foi removido, possibilitando a passagem de luz e sua conversão em imagens nítidas.
A cirurgia de catarata é um procedimento rápido e seguro e, o pós-operatório, é tranquilo, exigindo apenas que o paciente evite levantar peso ou fazer grandes esforços, não mergulhe no mar ou em piscina e use óculos escuros quando exposto à muita claridade.
Riscos da cirurgia
A cirurgia para remoção da catarata, quando realizada por médicos especialistas e experientes, traz mínimos riscos, entretanto, como qualquer cirurgia, apresenta sim riscos que o paciente deve saber. Apesar de ocorrerem em pouquíssimos casos, segue abaixo a relação de possíveis riscos:
- Infecção ocular;
- Inflamação;
- Descolamento de retina;
- Retenção de cristalino opacificado na câmara anterior ou posterior do olho;
- Surgimento de astigmatismo;
- Visão embaçada;
- Deslocamento do implante intraocular.
Esses são os principais riscos de uma cirurgia de catarata, mas ainda assim são muito raros, ocorrendo em menos de 1% dos pacientes que passam pela operação.
Em comparação, os benefícios trazidos pela cirurgia são muito mais expressivos que os possíveis riscos.
Benefícios da cirurgia de catarata
Feita a cirurgia de catarata, o paciente já estará pronto para enxergar o mundo com mais nitidez, definição e clareza, o que antes era impossível por conta da catarata.
E o resultado quase imediato é apenas um dos benefícios da cirurgia de catarata.
Além disso, a operação ainda traz vantagens como:
- Procedimento rápido;
- O paciente tem alta poucas horas após a cirurgia;
- Procedimento seguro, moderno e de alta qualidade, podendo remover a catarata em seu estágio inicial;
- Resultado definitivo, sem risco de volta da catarata após a cirurgia;
- A cirurgia de catarata e a recuperação são indolores;
- Não há necessidade de pontos. O próprio olho cicatriza rapidamente por conta própria;
- A cirurgia pode corrigir o grau do óculos, desde que selecionada as lentes intraoculares que corrijam o grau do paciente
Sabemos que, imaginar um procedimento cirúrgico pode ser assustador, ainda mais quando este será realizado em uma área tão sensível e importante quanto os olhos.
Mas não há motivos para preocupação. A cirurgia de catarata é segura e de fácil recuperação.
E, para garantir ainda mais segurança no procedimento, além de valores mais acessíveis, realize sua cirurgia de catarata com a Minha Visão Brasil.
Aqui, sua cirurgia é realizada pelos melhores profissionais em saúde ocular do Brasil e com equipamentos da mais alta tecnologia. Entre em contato e saiba mais!