A cirurgia LASIK é, atualmente, um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo e, também, um dos mais seguros. Porém, as dúvidas e o medo de expor os olhos a uma cirurgia estão presentes em praticamente todos os pacientes.
Essas dúvidas e receio tendem a fazer com que o paciente, mesmo apto a passar por uma cirurgia refrativa, desista do procedimento por medo de perder a visão ou continuar com um grau alto de erros de refração.
Foi pensando nisso, na desinformação que rodeia a cirurgia LASIK e outros procedimentos realizados nos olhos, que preparamos este conteúdo, onde responderemos as principais dúvidas sobre essa cirurgia, para tranquilizar quem está apto a realizá-la.
Continue conosco e saiba mais!
O que é a cirurgia LASIK?
A cirurgia LASIK é uma cirurgia refrativa, ou seja, uma cirurgia a laser, realizada para o tratamento de erros refrativos como a miopia, hipermetropia e astigmatismo.
No procedimento, são usados colírios anestésicos, para reduzir o desconforto do paciente, um separador de pálpebras para manter os olhos abertos e dois lasers: um que fará uma pequena incisão no olho e outro que moldará a córnea, deixando-a com o formato mais próximo do adequado e, assim, reduzindo seu grau.
Todo o procedimento é altamente seguro e eficaz, além de ser muito rápido, sendo realizado dentro de alguns minutos e mostrando resultados em pouco tempo – horas após a cirurgia já é possível sentir a melhora na visão.
Posso perder a visão durante a cirurgia?
A dúvida mais comum sobre essa cirurgia é se há risco de perda total da visão ao se submeter a ela.
E, para respondermos de forma clara, não, não há risco de você ficar cego por passar pela cirurgia LASIK, pois, durante o procedimento, apenas a camada mais externa do olho é atingida pelo laser para a correção dos erros refrativos.
Com a aplicação do laser e correção do formato da córnea, você deixa de precisar de óculos na maioria dos casos ou, ao menos, tem uma redução considerável no grau, passando a usar apenas os chamados “óculos de descanso”.
O grau volta depois da cirurgia LASIK?
Outra dúvida sobre a cirurgia LASIK, além dessa sobre a perda de visão, é se o grau volta a aumentar depois da cirurgia, o que, na grande maioria dos casos, não acontece.
A incisão a laser é muito precisa e causa efeitos permanentes no formato da córnea, de forma que, apenas as mudanças, naturais do tempo, podem causar alguma nova alteração.
Porém, essas alterações costumam ser leves e, o grau restante ou que pode surgir, costuma ser baixo e passível de uma nova cirurgia para correção na maioria dos casos, caso seja a vontade do paciente.
Como é o pós operatório?
O pós operatório da cirurgia refrativa LASIK é tranquilo, de uma forma geral. O que acontece, na maioria dos casos, é que o paciente sinta desconforto ou uma sensação de areia nos olhos na semana seguinte ao procedimento.
Porém, com os devidos cuidados orientados pelo médico durante a recuperação, como evitar exposição à luz e não fazer esforço físico, os olhos se recuperam bem e o paciente pode voltar às suas atividades cotidianas em poucos dias.
Não é necessário usar curativos ou pontos após a cirurgia, apenas os colírios que lhe forem indicados e lentes de contato em alguns casos.
Os efeitos da cirurgia se mostram, por completo, dentro de até 30 dias, período no qual os olhos estão totalmente recuperados. Além disso, cerca de 85% dos pacientes têm o grau zerado ou ficam com cerca de meio grau do erro de refração do qual sofriam.
Apenas os 15% restantes ficam com mais que meio grau e, destes, uma pequena minoria precisa de uma segunda cirurgia, como mencionado no tópico anterior.
Restou alguma dúvida sobre a cirurgia LASIK? Confira também alguns mitos e verdades sobre a cirurgia refrativa e saiba mais sobre esse procedimento.
Obrigado pela companhia e até a próxima!




