A cirurgia refrativa é um dos procedimentos cirúrgicos oculares mais comuns em todo o mundo.
Essa cirurgia é feita para corrigir os chamados erros refrativos, ou seja, miopia, hipermetropia e astigmatismo. O procedimento é seguro e traz resultados muito positivos, mas, ainda assim, há mitos e dúvidas que o cercam.
Todos esses mitos fazem com que pacientes aptos a fazer essa cirurgia optem por não fazê-la e, assim, perdem uma grande oportunidade de voltar a enxergar sem óculos, tendo sua autonomia e qualidade de vida de volta.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo, onde listamos os principais mitos e verdades sobre a cirurgia refrativa, para esclarecer de vez todos os pontos sobre o procedimento.
Acompanhe!
Mitos e verdades da cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento que, através de um laser, corrige o erro refrativo dos olhos do paciente e, com isso, corrige seu grau de miopia, astigmatismo e hipermetropia.
A cirurgia é rápida, eficaz e segura, mas repleta de mitos.
Confira abaixo os mitos e verdades sobre esse procedimento.
Leia também: Cirurgia refrativa vale a pena?
Mitos
1. A cirurgia refrativa é a única solução para problemas de refração.
Os erros refrativos também podem ser corrigidos com óculos e lentes de contato, de forma que a cirurgia não é o único meio possível.
2. A cirurgia refrativa zera o grau do paciente
Infelizmente, em alguns poucos casos, o paciente pode continuar precisando usar óculos ou lentes de contato, mesmo após a cirurgia.
Entretanto, mesmo não zerando totalmente o grau desses pacientes, ele é reduzido significativamente, melhorando sua condição visual, autonomia e qualidade de vida.
3. A cirurgia dói
São usados colírios anestésicos antes do procedimento, o que o torna completamente indolor, como a maioria das cirurgias.
4. O olho é tirado ou aberto
Para realizar a cirurgia refrativa, o olho do paciente não é ‘arrancado”, manuseado, aberto ou coisa similar. No máximo, é feita uma incisão muito pequena na córnea, por onde passará o laser.
Verdades
1. O paciente fica acordado durante a cirurgia
Sim, o paciente fica acordado durante o procedimento. Não é necessário usar anestesia geral ou sedação, o que o mantém acordado durante toda a cirurgia.
2. É necessário usar óculos escuros após a cirurgia
Como mencionado ainda nos mitos sobre a cirurgia refrativa, o uso de óculos escuros é indispensável durante a recuperação. Além disso, protege também do incômodo que o paciente pode sentir á luz após o procedimento
3. É possível operar os dois olhos no mesmo procedimento
Na maioria dos casos, o procedimento pode ser feito em ambos os olhos na mesma ocasião, visto que a cirurgia não gera grandes incômodos e é segura – além de rápida.
Sua cirurgia refrativa lhe aguarda!
A cirurgia refrativa é a solução para aqueles que querem se livrar dos óculos ou, ao menos, diminuir o grau atual! Para reduzir a necessidade dos óculos e aumentar sua autonomia e qualidade de vida!
Porém, trata-se de um procedimento que, no sistema particular, custa muito caro e não é realizado no sistema público.
Para solucionar esse problema, surgiu a Minha Visão Brasil, a solução para quem precisa e está apto a passar por esse procedimento.
Conheça nossos profissionais, métodos que utilizamos e agende sua consulta. Tenha sua visão e qualidade de vida de volta através da cirurgia refrativa.
Esperamos por você!




