A diabetes é uma doença que se caracteriza pela alta concentração de glicose no sangue e ausência de insulina em quantidades adequadas, capaz de processar essa glicose.
Um dos vários riscos do diabetes é a série de problemas que ele causa à visão, problemas esses que, na maioria das vezes, só apresentam sintomas quando o paciente está num estágio avançado tanto do diabetes quanto dessas questões relacionadas à visão.
Com isso, o melhor a se fazer é tomar os devidos cuidados, buscando sempre se prevenir e levar uma vida saudável, ativa e com bons hábitos.
Neste conteúdo, falaremos sobre como o diabetes afeta a visão e quais os principais cuidados a serem tomados para evitar a doença e seus efeitos. Acompanhe!
O que é o diabetes
O diabetes é uma doença que causa altos níveis de glicose (açúcar) no sangue, por conta da má absorção ou total falta de insulina no organismo, podendo ter diferentes causas, sendo, inclusive, dividida entre alguns tipos.
Os tipos de diabetes e suas causas são:
- Diabetes tipo 1, na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. As maiores ocorrências do surgimento são na infância e adolescência e é necessária a aplicação de injeções diárias de insulina;
- Diabetes tipo 2, onde as células são resistentes à insulina. Os pacientes podem não ter a necessidade de injeções de insulina e a maioria dos casos acontece em pessoas com mais de 40 anos;
- Diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e tem origem, normalmente, no aumento do peso da mãe. Normalmente, se limita ao período da gestação, mas aumenta o risco de diabetes tipo 2 na mãe e no bebê;
- Diabetes associados a patologias ligadas ao alcoolismo, uso de medicamentos e similares.
Apesar de ser uma doença um tanto silenciosa, o diabetes, em todos os seus tipos, traz alguns sintomas antes de afetar a visão – o que pode ser um sinal para que você busque um médico antes que sua visão e qualidade de vida sejam mais comprometidas.
Os principais sintomas do diabetes são:
- Urinar em excesso;
- Aumento na sede, por conta de desidratação;
- Aumento no apetite;
- Alterações visuais (antes dos danos mais graves);
- Impotência sexual;
- Infecção fúngica na pele e unhas;
- Feridas, em sua maioria nas pernas e pés, que demoram para cicatrizar;
- Problemas cardíacos e renais.
Ao perceber esses sintomas, procure um médico e peça os exames necessários para indicar se é ou não diabetes.
Como o diabetes afeta a visão
Sabendo o que é e quais seus sintomas, devemos tratar agora do ponto principal deste artigo: como o diabetes afeta a visão.
Cerca de 40% das pessoas que possuem diabetes sofrem, também, com as alterações na visão que a doença causa. Os problemas mais comuns são a retinopatia diabética, glaucoma e catarata.
Todas as doenças oculares que o diabetes provoca ou estimula podem levar à cegueira caso não tratadas, de forma que o cuidado para não contrair o diabetes ou manter os níveis de açúcar no sangue aceitáveis é o melhor a se fazer.
Abaixo, confira os problemas oftalmológicos causados pelo diabetes:
- Edema macular, que é o acúmulo de líquido na área central da retina;
- Retinopatia diabética, que causa lesões progressivas na retina e vasos sanguíneos dos olhos. Pode causar também hemorragia, descolamento de retina e cegueira;
- Glaucoma, causado pelo aumento da pressão no olho, levando a danos no nervo óptico e à perda de visão;
- Catarata, onde o cristalino do olho fica opaco, deixando a visão embaçada e causando a perda progressiva dela.
Todas essas doenças têm tratamento e podem até mesmo ser revertidas, com uso de colírios adequados, controle do diabetes e por meio de procedimento cirúrgico (no caso da catarata).
Ou seja, a grande maioria dos casos de cegueira por conta dessas doenças poderia ser evitada – estima-se que até 75% dos casos de baixa visão e cegueira causadas por essas doenças, no mundo, poderiam ser evitadas com os cuidados básicos e tratamentos adequados.
Cuidados para evitar o diabetes
Para encerrar, não podemos deixar de mencionar como você pode evitar o diabetes e, assim, se prevenir de todos os danos que a doença causa, não apenas à visão.
Para prevenir o diabetes, o melhor caminho é a adoção de hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada, com bons alimentos (naturais, pobres em gordura e açúcar) e atividades físicas regulares.
Além disso, cuidar de sua saúde em outros aspectos, como tendo boas noites de sono, evitando o consumo de álcool, cigarro e outras drogas, mantendo uma frequência de consultas médicas e oftalmológicas e não se automedicando, nem mesmo com vitaminas ou suplementos, também é um caminho para a prevenção.
Sabemos, parece clichê dizer que alimentação saudável, exercícios e dormir bem é a solução, mas são os pequenos hábitos que evitam doenças e nos proporcionam maior qualidade de vida.