A cegueira é uma condição que, quando surge no decorrer da vida, traz uma série de dúvidas, preocupações, afeta diretamente a qualidade de vida do paciente e de quem convive com ele.
É fato que, mesmo quando a cegueira é de nascença, ela traz dúvidas e medos, porém, quando causada por alguma doença, a situação é diferente, pois, nesses casos, há formas de prevenir a perda total da visão.
Neste artigo, falaremos sobre as principais causas da cegueira, bem como as formas de prevenção e cuidados com a visão.
Continue conosco e saiba como cuidar da sua saúde ocular, evitando a perda total da visão e agravamento de outros problemas. Boa leitura!
Principais causas da cegueira
A cegueira, ou seja, a perda total da visão, quando não é uma condição que acompanha o paciente desde o nascimento, costuma ter como causas principais a catarata, erros refrativos, glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética.
Dentre essas causas, a catarata e os erros de refração (astigmatismo, miopia e hipermetropia) são responsáveis por quase 75% dos casos de cegueira.
Abaixo, entenda melhor cada uma das causas da perda total de visão:
- Catarata: condição causada normalmente pelo envelhecimento, que torna o cristalino opaco e impossibilita a entrada correta de luz nos olhos;
- Os erros refrativos, ou seja, miopia, astigmatismo e hipermetropia, causam dificuldade na entrada de luz na córnea por alterações de seu formato, podendo levar à perda de visão em casos mais graves;
- O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão ocular, que causa perda do campo de visão, e, normalmente, não apresenta sintomas até estágios mais avançados da doença;
- A degeneração macular é uma doença degenerativa, progressiva e ligada à idade, que acomete a área central da retina;
- Retinopatia diabética é uma lesão causada à retina, podendo deixar escapar líquido e sangue no olho. A doença, como sugere o nome, é causada pela diabetes não tratada.
Todas essas doenças e/ou condições estão ligadas, na maioria das vezes, ao avanço da idade e um estilo de vida pouco saudável, porém, as crianças também estão expostas à cegueira, em decorrência de doenças como a catarata congênita, rubéola, sarampo e meningite.
Como prevenir a cegueira
A principal forma de prevenção da cegueira, em crianças, adultos e idosos, é consultar o oftalmologista periodicamente e ao longo de toda a vida.
Consultas periódicas com o oftalmologista, assim como consultas com outros profissionais da saúde, permitem a identificação precoce de doenças, problemas de visão, além de más formações na córnea e aumento da pressão ocular.
Com o diagnóstico precoce, é possível tratar esses problemas, sejam eles mais severos, como glaucoma e retinopatia diabética, ou mais comuns, como a catarata ou erros refrativos, garantindo que sua visão seja preservada e evitando a perda total desse sentido tão necessário.
Vale mencionar que, além de consultas com um especialista, levar uma vida saudável e ativa também auxilia na prevenção de doenças que acometem a visão, reduzindo os riscos de cegueira.
A cirurgia de catarata como prevenção
Para encerrar, gostaríamos de falar especificamente de uma forma de prevenção da cegueira: a cirurgia para catarata.
A catarata acomete, majoritariamente, pessoas em idade avançada, prejudicando suas atividades corriqueiras, como andar, ler e dirigir e, assim, afetando sua qualidade de vida, autonomia e até mesmo a autoestima.
E, por mais que se trate de uma condição natural do avanço da idade, a catarata pode ser revertida através da cirurgia, onde o cristalino opacificado é retirado e uma lente intraocular é inserida, devolvendo a visão, liberdade e segurança do paciente.
Sabemos que o procedimento pode trazer algumas dúvidas, mas trata-se de uma operação de alta eficácia, segura, com riscos reduzidos, com resultados quase imediatos e que elimina a catarata.
Para saber mais, acesse nossa homepage e saiba como a Minha Visão Brasil pode devolver a independência e qualidade de vida de quem sofre com a catarata, afastando o risco de perda total da visão.