Especialistas em Cirurgia de Catarata

Catarata | Informe-se sobre a doença

Agende sua consulta

Simples e Rápido

Olho com ceratocone. Imagem ilustrativa sobre o que é ceratocone.

O que é ceratocone, causas, sintomas e mais

Ceratocone é uma doença que afeta a córnea, membrana que cobre toda a face da frente do globo ocular. Trata-se de uma doença rara, com fatores genéticos que pode evoluir de forma rápida ou lenta.

A causa exata do ceratocone ainda não é conhecida e, durante seu desenvolvimento, a doença reduz, gradativamente, a espessura da região central da córnea, formando uma saliência cujo formato se aproxima ao de um cone.

Neste conteúdo, saiba mais sobre o que é ceratocone, suas causas, sintomas e outras informações importantes sobre a doença. Continue conosco e confira!

O que é ceratocone

Falando o que é o ceratocone de uma forma mais técnica, dizemos que se trata de uma ectasia da córnea.

Já de forma mais simples, trata-se de uma doença que torna a córnea mais fina e altera seu formato, deixando-a com uma aparência cônica, em vez da esférica, que seria o normal.

O ceratocone traz ao paciente a chamada baixa acuidade visual, que nada mais é que a dificuldade em enxergar os objetos com nitidez. Essa baixa acuidade, também chamada BAV, pode variar de moderada a grave, dependendo do quão alterada está a córnea. Os sintomas vão evoluindo junto com a progressão da doença, ou seja, quanto mais avançada, pior será a visão do paciente.

Causas do ceratocone

Ainda não se sabe ao certo qual a causa do ceratocone, porém, acredita-se que tenha relação com alterações físicas, moleculares e bioquímicas na córnea.

Além disso, pode ser resultado de alergias, enfermidades hereditárias e sistêmicas

Ou seja, há diversos fatores que podem causar ou facilitar o surgimento da doença, de forma que não há um meio de prevenção claro ou eficiente.

Quais os sintomas

Os sintomas do ceratocone são, basicamente, os mesmos de outras enfermidades oculares, como a miopia ou astigmatismo – além de que, ambas as doenças refrativas, são um efeito dessa deformidade na córnea e os primeiros sinais de sua presença.

Visão desfocada, visão múltipla de objetos e deterioração da visão são os sintomas mais graves, mostrando o avanço da doença.

O ceratocone não apresenta dor ou outros sintomas

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do ceratocone se dá através de exames e detalhes clínicos, tais como a topografia, que indica a forma da córnea – o que é de extrema importância, visto que o ceratocone altera esse formato natural.

Quando não diagnosticada e tratada a tempo, a doença pode causar perda de visão. Por outro lado, quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento é feito corretamente, os danos são reduzidos e o paciente provavelmente não sofrerá de maiores problemas ligados ao ceratocone.

O tratamento dessa doença dependerá de sua gravidade.

No início, pode ser feita a correção com óculos para o astigmatismo ou miopia causados pelo ceratocone. Posteriormente, costuma ser necessária a substituição dos óculos por lentes de contato e, mais adiante, implante de anel estromal.

Esses tratamentos auxiliam na visão do paciente, porém não param o avanço da doença. Atualmente, o único procedimento que freia a evolução do ceratocone, é o Cross-linking. Em últimos casos, em que a doença evoluiu de forma desenfreada e que não houve detecção precoce, o paciente pode precisar de um transplante de córnea.

Faça o agendamento da
sua consulta em São Paulo

[bookingpress_form]

Saiba tudo sobre sua Cirurgia de Catarata

Inscreva-se para receber todas as informações

Área exclusiva do parceiro

Informe seu nome e número de contato para ser redirecionado para o WhatsApp!

Preencha abaixo com seus dados para iniciar o atendimento: